A gravidez e o peso: quanto engordar por mês na gestação

A preocupação com a balança é algo bem comum a todas as mulheres e não é de se surpreender que esse é um dilema enfrentado por todas as gestantes. Por isso, gostaria de compartilhar um pouco sobre esse tema, sobretudo esclarecer qual o ganho saudável de peso durante cada mês de gestação. 

O ganho de peso recomendável para cada gestante estará de acordo com o IMC antes da gravidez (índice de massa corporal = peso em kg / altura ao quadrado em metros) . Para uma gestação mais saudável, o ideal é que seu IMC esteja entre 20 e 25 para evitar possíveis complicações tais como diabetes gestacional, hipertensão, pré-eclâmpsia e hemorragia no pós-parto (no caso de obesidade) ou que seu bebe nasça pequeno no caso de baixo peso.

Mas, se você já está grávida e não está na faixa ideal de peso, não se assuste!! Você pode mesmo assim tomar atitudes que a ajudem a diminuir riscos e manter uma gestação mais saudável.

A tabela abaixo pode ajudá-la a acompanhar o ganho ideal de peso durante a sua gestação, de acordo com o seu IMC pré gestacional.

Ganho de Peso durante a gravidez. Revista Saúde! Edição 0331, editora Abril

Ganho de Peso durante a gravidez. Revista Saúde! Edição 0331, editora Abril

Outra dúvida que pode surgir é: se o bebê nasce com peso entre 3 e 4kg, porque na gravidez a gente engorda mais de 10Kg? Os quilinhos a mais (não os em excesso) são importantes durante a gestação e também no pós parto. Por exemplo:  a gordura adquirida na gestação é fonte de energia para a gestante além de ser essencial para a produção do leite materno e consequentemente para o desenvolvimento saudável do seu bebê. Por sua vez, o líquido retido é uma proteção para mamãe no momento do parto onde existe a perda de líquido e sangue.

Distribuição do peso adquirido na gravidez. Revista Saúde! Edição 0337, editora Abril

Distribuição do peso adquirido na gravidez. Revista Saúde! Edição 0331, editora Abril

É importante ressaltar que os quilos em excesso significam mais gordura adquirida, ou seja, mais dificuldade para voltar ao peso ideal após a gestação.

Segundo o Livro “O que esperar quando você está esperando” (10a edição, Editora Record), em média a gestante com peso ideal deve ganhar aproximadamente 2 kg durante o primeiro trimestre, cerca de 500g por semana do quarto ao oitavo mês (10 kg) e no nono mês ganhar de 500g a 1kg.

O mais importante é manter constante o ganho de peso, sem oscilações bruscas para mais ou para menos. Tenha em mente que o bebê requer um aporte constante e diário de nutrientes. Não faça dietas e nada de comer por dois! Controle o peso desde o início e tenha uma gestação saudável!!

 Espero te-las ajudado! Abraços Ruth

Ps1: Meu IMC antes da gravidez era 23,5 e ganhei 1,5 kg no primeiro trimestre.

Ps2: Voltei ao médico com 17 semanas e ganhei 200g nas útlimas 4 semanas.

Ps3: Voltei ao médico com 21 semanas e ganhei 1,7kg nas útlimas 4 semanas

Ps 4: Voltei ao médico com 26 semanas e depois de 2 semanas recebendo parentes, 2 casamentos e 1 aniversário de criança, a balança foi cruel: ganhei 3,4kg…

Ps5: Com 31 semanas e cuidando um pouco da alimentação foram 1,8kg ganhos neste mês! Ufa…

Ps6: Com 34 semanas, mais 1,6 kg totalizando até agora 10kg adquiridos desde o inicio da gestação.

Ps7: Com 38 semanas, mais 2 kg  sendo 12 kg adquiridos na minha gravidez.

About these ads

2 Respostas para “A gravidez e o peso: quanto engordar por mês na gestação

  1. Oi Ruth! Muito obrigada pelas informaçoes! Gostei muito do artigo e das imagens! Espero ficar no ganho saudável de peso! Abraçao!

  2. Pingback: A gravidez e o Peso: Quanto Engordar por Mês na Gestação | Bibliografia da Doula

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s